- VALORIZE OS ENSINAMENTOS BÁSICOS
Não ignore o básico. Os detalhes na postura, a forma certa de apoiar os pés, dar um impulso, são essas pequenas coisas que farão você já aprender a escalar corretamente. Não pule etapas. Faça exercícios educativos e atente-se para colocar tudo em prática na hora da escalada. Assim, você evitará os vícios que depois podem te limitar e são muito difíceis de serem deixados para trás.
- PRIORIZE A TÉCNICA AO INVÉS DA FORÇA
Quem escala pela primeira vez tende a sentir muito o esforço das subidas. Isso é totalmente normal. Mas, se você valorizar o aprendizado das técnicas, verá que não é necessário ser tão forte para conseguir feitos incríveis. Boa parte do seu esforço pode ser reduzido se você tiver as técnicas bem apuradas.
- FAÇA EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA OS DEDOS
Se você só descobriu a escalada depois de adulto, provavelmente não tem os tendões dos dedos preparados para aguentar muito tempo escalando. Para evitar lesões e melhorar o seu desempenho, invista em exercícios específicos para os dedos. Isso deixará os seus tendões e músculos mais preparados e fortes, para que você escale melhor a cada dia.
- TRABALHE EM SUA FLEXIBILIDADE
Escaladores precisam ser flexíveis. Para melhorar essa característica em seu corpo você pode fazer aulas de ioga, pilates ou até dedicar alguns minutos após o treino para fazer um bom alongamento do corpo todo. Outra dica legal é usar os rolos de soltura para ajudar a relaxar e fazer a liberação miofascial dos músculos.
- ENCONTRE UM MENTOR
É sempre bom ter alguém em quem se espelhar e com quem contar, principalmente quando você está entrando em um esporte tão técnico quanto a escalada. Busque um professor ou um amigo mais experiente que esteja disposto a compartilhar conhecimento com você, ensinar técnicas, acompanhar e, acima de tudo, incentivar a sua evolução.